Receita Federal inicia a Operação Muralha no oeste paranaense

Foi deflagrada, na segunda-feira (30/4), a Operação Muralha da Receita Federal em parceria com Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Estado do Paraná - Diep) e Ministério Público Estadual.

Essa ação está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e tem por finalidade o fortalecimento do controle e da fiscalização, visando prevenir e combater os crimes de contrabando, descaminho, tráfico de drogas, de armas, de munições, de medicamentos, além de outros crimes praticados, com ênfase nos produtos que ingressam no Brasil vindos do Paraguai.

O principal ponto de atuação é a barreira fixa de fiscalização na região oeste do Paraná, montada na praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu. Além disso, há presença de equipes volantes em estradas secundárias da região, nas margens do Rio Paraná e do Lago de Itaipu. Estão envolvidos com as atividades, no total, 350 servidores. A Operação conta ainda com o apoio de scanners e de helicóptero da Receita Federal, além de equipes com cães farejadores.

A infraestrutura que abriga os servidores foi instalada ao lado da praça de pedágio e é composta por uma tenda, um motorhome e banheiros químicos, que proporcionam uma estrutura mínima para as equipes. A atuação é permanente e ininterrupta (7 dias por semana, 24h por dia), com objetivo de verificação dos veículos que passam pelo local no sentido Foz do Iguaçu – Cascavel.

Os resultados da operação foram sentidos logo na noite de segunda-feira (30), por volta das 22h, quando foi realizada uma abordagem a um ônibus de turismo e foram identificados, após revista na mochila de um passageiro de 20 anos, cinco pacotes contendo haxixe e maconha do tipo skunk que totalizaram 4,3 kg. Os pacotes de droga estavam em meio a naftalinas, possivelmente, com o intuito de inibir o cheiro forte. O indivíduo foi preso e conduzido à Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu para os procedimentos legais cabíveis.

Destacam-se também outras duas apreensões, a primeira de um veículo de seguradora totalmente carregado com tapetes e ocupado apenas pelo condutor. A segunda de duas motocicletas de enduro que estavam em uma caminhonete, avaliadas em aproximadamente R$ 45 mil. Tanto os tapetes quanto as motocicletas foram retidas e encaminhadas à sede da Alfandega da Receita Federal em Foz do Iguaçu e estão aguardando o prazo legal que os proprietários possuem para acompanhar a deslacração.

Fonte: RFB - Assessoria de Comunicação Social, publicada originalmente em 04/05/2018.
Imprimir   

Atenção!

Este texto é reprodução do original ou laborado com base na legislação vigente, portanto, sujeito a alterações posteriores. Recomendamos vigilância na legislação pertinente ou nas publicações editadas no site posteriores a 4/5/2018 às 11h32m.

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página