Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 08/05/2025: Perguntas: 65.240 | Respostas: 68.634

PERGUNTA: CIRCUÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO (LOCAÇÃO)

  • Pergunta n° 7989, postada em 12/8/2006, às 14:14

    Autor(a): *** (Rio De Janeiro - RJ)

    Prezados, gostaria de saber se algum Estado Brasileiro já se manifestou a respeito do tratamento a ser adotado nas REMESSAS/RETORNOS DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO P/LOCAÇÃO por empresas cuja atividade principal seja de locação? Sabemos que não há incidência de ICMS na remessa de locação, desde que os bens retornem ao local de origem. Na prática, por questões de logística/custo/tempo, é muito complicado o bem voltar para o local de origem, a não ser que haja um depósito central. No nosso caso, pode acontecer de remetermos bens em locação de diversas filiais para atender a um cliente/obra e não necessariamente estes bens voltarem para o local de origem, pois pode acontecer de retornarem somente para uma filial em determinado Estado ou até mesmo para um novo cliente afim de atender a um contrato novo. Neste caso, embora sabemos que não há embasamento legal, orientamos aos nossos clientes para devolverem ao local indicado como " RETORNO DE LOCAÇÃO POR CONTA E ORDEM DE TERCEIROS",mencionando na NF tratar-se de retorno de locação da NF xx ref. ao contrato tal. Adotamos esta postura por considerar que estamos retratando de forma clara o que realmente acontece, documentando toda a operação. O que vcs acham desta postura? Há previsão na legislação do regime especial para que seja autorizado o retorno de locação para locais diferente da origem, mas isso é complicado, pois não bastaria apenas solicitar aos Estados onde somos estabelecidos, pois locamos praticamente para todos os Estados Brasileiros, além de ser omoroso e que também correríamos o risco de ter o pedido indeferido por algum Estado. Como funciona esta autorização? É realmente complicado? Desde já agradeço Aguardo retorno Juciléa

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página