Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 14/05/2025: Perguntas: 65.259 | Respostas: 68.652

PERGUNTA: OBRIGATORIEDADE DE APRESENTAÇÃO

  • Pergunta n° 7713, postada em 18/7/2006, às 09:14

    Autor(a): *** (Sao Borja - RS)

    Caríssimos senhores, as informações recebidas são de meu conhecimento, a minha dúvida realmente é a seguinte: existe lei que obrigue que o termo de abertura e encerramento do livro diário deva vir acompanhando o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercicio. O edital não pediu isto: e sim da seguinte forma: " DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO ÚLTIMO EXERCICIO SOCIAL, JÁ EXIGIVEIS E APRESENTADAS NA FORMA DA LEI, COMPOSTA, DE NO MÍNIMO, DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO". É obvio que quando apresentamos o balanço ele estava devidamente registrado no livro diário e autenticado pela Junta Comercial, mas não foi anexado no envelope o tal termo de abertura e encerramento do livro diário, primeiro, por que o edital não exigiia, e segundo por que entendemos que não há obrigatoriedade na lei para tal, e conforme informação dos senhores, a assinatura do contador e do proprietário da empresa tem fé pública, e o balanço apresentado contiz no inteiro teor identico ao impresso no livro diário registrado. Aguardo manifestação dos senhores, pois precisamos nos defender da impugnação dos outros concorrentes.

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página