Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 15/02/2026: Perguntas: 66.541 | Respostas: 69.976

PERGUNTA: PAGAMENTOS ANTECIPADOS – ABERTURA ESCRITÓRIO BH

  • Pergunta n° 67138, postada em 15/1/2026, às 11:22

    Autor(a): *** (Sao Paulo - SP)

    Prezados, Gostaria de pedir a ajuda de vocês para avaliar uma situação que estamos tratando atualmente. Temos em andamento um projeto de abertura de um novo escritório em BH, que ainda não foi formalmente constituído por questões legais. Enquanto esse processo não se conclui, algumas despesas e itens relacionados a essa constituição precisaram ser pagos pelo nosso escritório do RJ (CNPJ ... 968/0001-10), com notas fiscais emitidas em seu próprio CNPJ. Esses valores se referem exclusivamente ao projeto de abertura do escritório de BH. Internamente, existe também a possibilidade de que parte dessas despesas venha a ser assumida futuramente por outro escritório do grupo localizado em SP (CNPJ ....076/0001-95). Importante esclarecer que não se trata de relação de matriz e filiais, mas de escritórios com os mesmo quadro societário, porém com CNPJs juridicamente independentes. Em 2025, tivemos alguns aluguéis pagos nesse contexto. Após confirmarmos que esses valores não foram utilizados para crédito de PIS/COFINS e considerando que o período já estava fechado para Ata de Destinação, optamos por reclassificar os valores para a conta contábil de Adiantamentos (ADTO). A ideia foi manter esses valores organizados para posterior regularização, quando o escritório de BH estiver formalmente ativo, possivelmente por meio da emissão de uma Nota de Débito. Diante disso, gostaríamos de validar com vocês: 1- Existe algum risco fiscal ou societário para o escritório do RJ ao realizar esses pagamentos e manter os valores registrados como adiantamento, considerando que o escritório de BH ainda não está formalmente constituído? 2- A emissão de Nota de Débito seria o procedimento mais correto e seguro para a transferência desses valores quando o escritório de BH estiver ativo, ou vocês recomendariam outro tratamento? Caso exista algum fluxo específico ou cuidado adicional que deva ser adotado desde já, por gentileza nos orientem para que possamos alinhar com as áreas responsáveis. Aguardo um retorno, desde já muito obrigada.

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página