Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 05/05/2025: Perguntas: 65.225 | Respostas: 68.616

PERGUNTA: REFERENTE À PERGUNTA 64123, RESPOSTA 67522:

  • Pergunta n° 64161, postada em 17/4/2024, às 18:45

    Autor(a): *** (Cacoal - RO)

    Referente à pergunta 64123, resposta 67522: " Da interpretação do texto legal extrai-se que estes dispositivos têm por única e exclusiva finalidade evitar a presunção de omissão de receitas em função da suposta desproporção entre os valores das despesas em relação ao valor referente ao ingresso de recursos na empresa. Despesas pagas no ano-calendário = Todas as despesas pagas (exceto custos). Ingressos de recursos = Recebimento de vendas de mercadorias e serviços, recebimento de vendas de bens do ativo imobilizado, aporte para aumento de capital, empréstimos, rendimentos de aplicações financeiras etc. " Pela leitura da interpretação fiquei com uma dúvida: Considerando que emprestimo contraído é uma entrada de recursos, a aplicação financeira em titulos (cdb, titulo publico) seria uma saída de recurso? Um caso hipotetico: A empresa pagou 5 mil durante ano em despesas. No inicio do ano tinha saldo de caixa 20mil. Durante o ano fez uma aplicação financeira deste valor. Durante o ano auferiu receita financeira (competencia) de 2mil. Resgata apenas 5 mil para pagar as despesas. Estes 5 mil seriam entrada de recursos? Ou deve-se considerar apenas as receitas financeiras? Para ser considerada entrada de recursos estas receitas financeiras devem ser todas resgatadas? De forma que ao final do ano esteja todo em caixa? A conta ficaria desta forma? a) Saída: Despesas pagas = 5mil Saída: Aplicação financeira = 20mil Entrada: Resgate aplicação = 5mil Ou desta forma? b) Saída: Despesas pagas = 5mil Entrada: Juros de aplicação = 2mil Ou outra alternativa?

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página