Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 06/05/2025: Perguntas: 65.225 | Respostas: 68.616

PERGUNTA: COMO FAÇO A CONTABILIZAÇÃO DESSE CASO

  • Pergunta n° 63794, postada em 2/2/2024, às 09:50

    Autor(a): *** (São Paulo - SP)

    Na época que a contabilidade da empresa Veneza veio para nós não havia registro do imóvel (terreno) em questão. A empresa é do Lucro Presumido. Como faço a contabilização nesse caso? O registro do imóvel (terreno) e a contabilização do valor recebido na ação judicial? O imóvel (terreno) foi adquirido pela Ripani (atual Veneza) em 1.987 da empresa San Marino. Por força de decisão judicial em 1.991 na Falência da San Marino a venda foi cancelada por reconhecimento de fraude contra credores. Contudo a decisão era sobre o terreno, contudo a RIPANI já tinha erigido um prédio no local (não acabado). Depois de idas e vindas foi negociado um acordo com a Massa Falida e o imóvel foi transferido para Anéis de Saturno em 2004. No acordo ficou estabelecido que a Anéis de Saturno entregaria 2 unidades prontas e acabadas do empreendimento para VENEZA. Depois de várias tentativas de acordo e atrasos, não restou outra solução a VENEZA, senão ingressar com ação judicial para receber as unidades 71 e 81 do Edifício. O atraso na entrega resultou no pagamento de indenização por aluguéis não usufruídos pela Veneza + honorários advocatícios. Posto isso, requer-se a contabilização das 2 unidades pelo valor sugerido de R$400.000,00. A questão das unidades (entrega ou pagamento em dinheiro) continua em discussão.

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página