Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 06/05/2025: Perguntas: 65.225 | Respostas: 68.616

PERGUNTA: BAIXA CONTÁBIL DE C/C MÚTUO A RECEBER(ARLP) COM AVJ (PATRIMÔNIO LÍQUIDO)

  • Pergunta n° 63594, postada em 20/12/2023, às 11:23

    Autor(a): *** (São Roque - SP)

    Empresa sociedade limitada, tributada pelo regime de lucro real; no Balanço Patrimonial da Empresa, de um lado no Ativo da Empresa, Ativo Realizável a Longo Prazo (Ativo Não Circulante), consta Conta Contábil de Conta Corrente de Mútuo/Empréstimos a Receber de Sócios, e de outro lado no Passivo no Grupo do Patrimônio Líquido consta Subconta Contábil de Ajustes de Avaliação Patrimonial - Lei 12.973/2014, sendo que o Ativo Imobilizado e Investimentos (Ativo Não Circulante) objeto da Avaliação a Valor Justo, conforme Laudo Técnico, ainda não foi realizado efetivamente através de alienação/venda, depreciação, amortização, exaustão e nem por algum outro motivo de realização e baixa contábil da AVJ, perguntamos: 1. a Subconta contábil de Avaliação a Valor Justo - AVJ que consta no grupo do Patrimônio Líquido em subconta contábil, poderá ser utilizada a Débito para amortizar/baixar e quitar o Conta Corrente de Mútuo/Empréstimos a Receber de Sócios que consta no ARLP ? 2. o referido valor de AVJ utilizado para baixar o Mútuo a Receber do Ativo, deverá ou não ser oferecido à tributação de IRPJ e CSLL como adição no lalur e no lacs, mesmo que o Ativo Imobilizado e Investimentos (ativo não circulante) objeto da AVJ ainda não tenha sido efetivamente realizada por alienação/venda, nem por depreciação, amortização ou exaustão ? OBS: entendemos que, a AVJ só será tributada pelo IRPJ e CSLL, somente quando o ativo imobilizado e grupo de investimentos(ativo não circulante) objeto da AVJ, for efetivamente alienado/vendido, depreciado, amortizado, ou exaustão, o nosso entendimento está correto? agradecemos pela atenção de sempre; Feliz Natal 2023 e um ano novo 2024, com muita saúde, paz, felicidades e prosperidades para todos vocês e suas famílias;

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página