Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 06/05/2025: Perguntas: 65.230 | Respostas: 68.624

PERGUNTA: RESPONSABILIDADES DO CONTADOR(A) TRIBUTÁRIO CONTÁBIL

  • Pergunta n° 60000, postada em 27/1/2022, às 10:59

    Autor(a): *** (São Roque - SP)

    1. O Contador(a) da empresa da empresa tem conhecimento dos fatos irregulares praticados pela empresa, sabe o que está errado na Contabilidade da empresa, sabe que a empresa está praticando sonegação de tributos, o que o Contador deverá fazer nesse caso com relação às responsabilidades de âmbito Contábil, Tributário, Civil e Penal? 2. O Contador(a) da empresa pode assinar um Balanço Patrimonial sabendo e tem conhecimento de que os saldos contábeis de Ativos e Passivos são fictícios, errados, ocultos, são saldos irreais, sabe que tem Passivo Fictício, como o Contador(a) deve proceder nesses casos? Quais as penalidades para o Contador(a) da empresa se assinar um Balanço Patrimonial desse jeito? 3. O Contador(a) sabe que a empresa compra mercadorias e matéria prima com nota fiscal normal, porém as mercadorias e matéria prima não são entregues pelo fornecedor, as notas fiscais de compras servem apenas para gerar créditos de ICMS, mas o fornecedor nada entrega, o Contador(a) sabe também que a empresa vende sem emitir nota fiscal de venda, o que o Contador deverá fazer nesses casos com relação às responsabilidades de âmbito Contábil, Tributário, Civil e Penal? 4. O Contador(a) sabe também que muitos recebimentos de vendas à vista e de clientes de venda à prazo e muitos pagamentos a terceiros são feitos em espécie (dinheiro vivo) acima de R$ 30.000,00, o que o Contador(a) deverá fazer nesse caso? 5. Todos os fatos e questões acima mencionados devem ser comunicados obrigatoriamente ao COAF pelo Contador(a)? Se SIM, quando deve fazer essa comunicação ao COAF? Deve também comunicar todos esses fatos ao Conselho Federal de Contabilidade - CFC? Sem mais, agradecemos pela atenção de sempre.

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página