Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 08/05/2025: Perguntas: 65.239 | Respostas: 68.632

PERGUNTA: COMPRAS E DESPESAS SEM NOTA FISCAL E COM PAGAMENTO PELO BANCO: CONTABILIZA OU NÃO?

  • Pergunta n° 58170, postada em 24/2/2021, às 16:53

    Autor(a): *** (Resende - RJ)

    Prezados, Cada vez mais exige-se do contador um trabalho que retrate a realidade da empresa. É muito comum encontrarmos nos extratos bancários saídas do banco para pagamento de compras sem nota fiscal ou para pagamento de compras com cupom fiscal ao invés da NFe. Outras vêzes são serviços prestados por pintor, pedreiro, jardineiro e uma infinidade de pessoas físicas autônomas que não emitem nota fiscal e nem RPA... Como não tem documento fiscal o lançamento acaba sendo saída de banco e entrada no caixa que por consequência no final do exercício evidencia um lucro fictício que é distribuído aos sócios... Diante desse fato pergunto: Quando a Itg 2000 diz: "Documentação contábil é aquela que comprova os fatos que originam lançamentos na escrituração da entidade e compreende todos os documentos, livros, papéis, registros e outras peças, de origem interna ou externa, que apoiam ou componham a escrituração" podemos interpretar que todos as saídas de banco, com ou sem a nota fiscal ou documento correspondente é mais correto PARA O CONTADOR, lançar do que deixar de lançar ? Vocês possuem algum estudo ou publicação sobre o assunto? Tem alguma interpretação técnica? Como fica o contador nessa história de não lançar essas despesas e ao final do exercício apurar um lucro fictício e distribuir aos sócios com isenção de Imposto de Renda na Pessoa Física? Att, Marcia

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página