Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 05/05/2025: Perguntas: 65.223 | Respostas: 68.614

PERGUNTA: BLOCO K - CNAE ATACADISTA

  • Pergunta n° 54117, postada em 19/6/2019, às 15:38

    Autor(a): *** (Belo Horizonte - MG)

    ESCLARECIMENTOS 1 - Empresa sediada em Minas Gerais comercializa produtos para uso médico, cirúrgico e hospitalar. 2 - Desde a sua constituição, a CNAE da atividade principal conforme CNPJ é 46.45-1-01 que é comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios; 3 - A atividade secundária é CNAE 47.73-3-00 - Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos 4 - Os clientes da mencionada empresa são hospitais , clínicas , fundações hospitalares e médicos pessoas físicas . Alguns destes clientes tem a inscrição estadual, outros não. Alguns hospitais clientes da empresa , tem inscrição estadual outros não. 5 - Desde janeiro de 2019 é obrigatório entregar BLOCO K no sped fiscal, os estabelecimentos ATACADISTAS classificados nos grupos 462 a 469 da CNAE. No caso da empresa mencionada o CNAE da atividade principal é 46.45-1-00, portanto, dentro do grupo de obrigatoriedade de entrega do bloco K. 6 - A empresa aqui citada é importadora de produtos cirúrgicos para revenda no mercado nacional. A importação de produtos é de forma esporádica. DÚVIDAS: 1 - As vendas dos produtos cirúrgicos para os hospitais são consideradas para atacadistas porque não são vendas para consumidor final? 2 - As vendas dos produtos cirúrgicos para os hospitais são consideradas para varejistas porque são vendas consideradas para consumidor final? 3 - O comércio varejista tem por objetivo vender diretamente para os consumidores finais. ? O conceito está correto? 4 - O comércio atacadista, destina a venda de seus produtos às pessoas jurídicas, ou seja, que tenham CNPJ, como as instituições, empresas, restaurantes, e os demais lojistas que trabalham no varejo ? Empresa vai comprar para revender, ou seja, não é o consumidor final . O conceito está correto? 5 - O que define se o cliente da mencionada empresa é contribuinte é a Inscrição Estadual (IE), obrigatória para quem é contribuinte de ICMS? O conceito está correto? 6 - Os Hospitais são considerados não contribuintes do ICMS mesmo tendo a inscrição estadual? 7 - Se as vendas para hospitais forem consideradas atacadistas, extingue-se a obrigatoriedade de entrega do BLOCO K ?

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página