Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 18/05/2025: Perguntas: 65.272 | Respostas: 68.669

PERGUNTA: EMPRESA DE ONIBUS

  • Pergunta n° 52386, postada em 19/10/2018, às 09:26

    Autor(a): *** (Novo Hamburgo - RS)

    Bom dia,uma empresa rodoviária concede passe livre a deficientes físicos em transporte interestadual (benefício garantido pela LEI Nº 8.899, DE 29 DE JUNHO DE 1994). Questiona-se, este valor não representa efetiva receita do contribuinte por não envolver valor monetário, visto se tratar de benefício instituído por Lei Federal. Questiona-se, esse valor – muito embora não seja cobrado do usuário – deve servir de base de cálculo do ICMS? É caso se isenção? outra questao Temos a seguinte situação: uma empresa de transporte, que vende vale transportes, na ocasião da efetiva utilização do vale pelo usuário, a empresa rodoviária emite um novo BPe , o que resulta no faturamento indevidamente em duplicidade em prol da empresa de transporte. Nesse caso, questiona-se, qual o correto procedimento fiscal nesse caso? Qual seria a correta CFOP para emissão desse segundo BPe para que não ocorram duplicidade no faturamento que na verdade, não possui valor comercial (sendo mera troca de passagem)?

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página