Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 13/10/2025: Perguntas: 65.979 | Respostas: 69.390

PERGUNTA: OPERAÇÃO TRIANGULAR INTERESTADUAL

  • Pergunta n° 51493, postada em 20/6/2018, às 11:04

    Autor(a): *** (Ituiutaba - MG)

    Empresa de São Paulo atuando com produtos agropecuários, resolve adquirir em Minas Gerais por facilidade proximidade com fornecedor, matéria prima para industrializar e fabricar ração. Nesse contexto ocorre os seguintes fatos: a) Empresa "A" de São Paulo adquire matéria prima de fornecedores em Minas Gerais; b) A entrega desta matéria prima se dá diretamente em empresa "B" de Minas Gerais, sem qualquer vínculo com empresa "A", exceto contrato de prestação de serviços de industrialização por encomenda; c) A empresa "B" faz o processo de industrialização por encomenda, utilizando meramente mão de obra e seu espaço físico, sendo toda matéria prima e insumos enviado pelo encomendante(contratante); d) Quando da venda na região do produto final a mercadoria, a principio sairá direto da empresa "B" que processou a industrialização, mas com nota fiscal de venda da empresa "A"(contratante), porém efetuará emissão de nota fiscal de retorno simbólico com suspensão do Icms pelo valor original das mercadorias ou matéria prima recebida. Pergunta: O valor do serviço de industrialização neste processo é tributado pelo ICMS ou ISS, já que não haverá inserção por parte da prestadora de serviço de qualquer matéria prima e/ou insumo? Quais as bases legais e/ou posicionamento do STF e STJ mais recentes que norteiam essa decisão ou posicionamento tributário?

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página