Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 10/05/2025: Perguntas: 65.243 | Respostas: 68.641

PERGUNTA: RETIRADA DE PRO LABORE - OBRIGATORIEDADE

  • Pergunta n° 50664, postada em 6/3/2018, às 14:13

    Autor(a): *** (São Paulo - SP)

    Boa tarde. Alguns de nossos clientes que são empresários nos indagam sobre a obrigatoriedade ou não de retirada de pró-labore. No rol de nossa clientela, independente no número de sócios de cada empresa, vemos contratos com cláusulas mais especificas e outras mais genéricas, como por exemplo: a) Os sócios terão direito a remuneração com retirada mensal a titulo de pró-labore... b) O sócio administrador terá direito a remuneração com retirada mensal a titulo de pró-labore... c) O sócio gerente terá direito a remuneração com retirada mensal a titulo de pró-labore... d) Os sócios João e Manoel terão direito a remuneração com retirada mensal a titulo de pró-labore... Enfim, surgem nossas duvidas tanto em orientar os clientes sobre os conceitos bem como na pratica com a elaboração dos contratos em cláusulas expressas sobre o tema. Dúvidas: I. A retirada de pró-labore é obrigatória ou não? II. Se sim, no contrato deverá estar expresso o nome de um ou mais sócios ou sua função? III. Caso não esteja expresso no contrato, todos devem retirar pró labore? IV. Um ou mais sócios poderiam abrir mão da retirada de pró-labore? V. Na questão previdenciária, se não for obrigatório ou o sócio não retirar o pró-labore, este deve contribuir individualmente para o INSS? Há alguma penalidade caso não se cumpra ambas hipóteses? Analisando outra possibilidade, uma empresa acabou de constituída e teve capital integralizado, mas não está operando suas atividades, portanto, sem resultado. Se previsto o pagamento de pró-labore, este deve ser efetuado utilizando como recurso o próprio capital social? Obrigado.

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página