Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 20/05/2025: Perguntas: 65.285 | Respostas: 68.678

PERGUNTA: DEVOLUÇÃO DE COMPRAS

  • Pergunta n° 48286, postada em 16/3/2017, às 09:50

    Autor(a): *** (Limeira - SP)

    Bom dia. Apresenta-nos a seguinte situação: adquirimos materiais para uso e consumo (peças para conserto de caminhões) e o fornecedor, estabelecido em SP, enviou várias peças em desacordo com o nosso Pedido. Nota: o frete foi por compra de Emitente e destacado em campo próprio da NF-e. Fizemos a Devolução das peças erradas, porém, com o frete embutido no preço dos itens (com o valor que entrou empresa Material+Frete), sem destacá-lo em campo próprio. O fornecedor se recusa a aceitar a NF-e de Devolução, justamente pelo motivo apresentado, ou seja, apenas pelo NÃO DESTAQUE do FRETE no campo próprio, mesmo com a tributação do ICMS estando correta. No caso exposto, é possível convencer o fornecedor que a situação tributária está correta, ou, pelo fato de não destacarmos o frete no campo próprio, a operação precisa ser anulada e/ou gera riscos para ambos? Caso tenhamos, por força legal, que aceitar a recusa (feita no verso do DANFE) da devolução, como poderemos anular essa operação de forma que fiquemos protegidos, como e qual documento emitir para dar entrada na "DEVOLUÇÃO DA DEVOLUÇÃO? Grato.

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página