Canais
Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).
Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.
Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.
Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)
PERGUNTA: NOTAS FISCAIS AO VALOR DE CUSTO
-
Pergunta n° 46752, postada em 8/8/2016, às 08:40
Autor(a): *** (Blumenau - SC)
Exposição: - Empresa industrial localizada no estado de Minas Gerais; - Algumas operações de emissão de notas fiscais devem ser realizadas com o valor de custo, como exemplo as operações de transferências entre filiais e baixas de mercadorias por perecimento ou perda; - Já o custo de mercadorias produzidas compreende os valores das matérias-primas, material secundário, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação. Contudo estes valores de mão-de-obra e gastos gerais de fabricação somente são mapeados e distribuídos às mercadorias, conforme o custeio por absorção, no final do mês; - Quanto ao controle do custo médio ponderado móvel de mercadorias adquiridas de terceiros, em função de eventuais notas lançadas no dia seguinte ao recebimento e eventuais ajustes referente lançamentos incorretos, também exige o recálculo dos valores de custo das operações de saída de estoque; - Então no momento da emissão dos documentos fiscais os valores de custos aplicados são valores prévios. E somente no final do período de apuração os valores de custo de cada operação de saída de estoque serão conhecidos. Consulta: 1 - A dúvida é se as operações com emissão de notas fiscais ao preço de custo devem ou não ser objeto de recálculo do custo médio? Ou pelo fato das operações estarem atreladas a documentos fiscais o custo destas operações de saída de estoque deve ser fixado para não sofrer nenhuma modificação mesmo havendo as situações expostas acima? 2 - Se estas operações puderem sofrer o citado recálculo na apuração de custo do período, como fazer este ajuste referente a variação de custo entre o momento que as notas fiscais precisam ser emitidas e o final do período de apuração? 3 - E nos casos de transferências entre filiais, como fazer este ajuste para que não gere divergências entre o valor de estoque fiscal na EFD ICMS/IPI de cada estabelecimento e o valor de estoque na ECF (Escrituração Fiscal Contábil)?
Acesso restrito para assinantes
O site ContadorPerito.Com tem áreas de acesso restrito a assinantes ativos. Para continuar sua navegação, é necessário preencher os campos de login e senha abaixo.
Se você ainda não é assinante, clique aqui e assine.
Em caso de dúvidas acesse a Central de Atendimento. Clique aqui.
*Não trabalhamos com acesso experimental.
Atenção!
Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.