Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 06/05/2025: Perguntas: 65.230 | Respostas: 68.620

PERGUNTA: LANÇAMENTOS CONTÁBEIS DE INDÚSTRIA

  • Pergunta n° 4307, postada em 11/3/2005, às 19:11

    Autor(a): *** (Guaxupé - MG)

    Obrigado pela atenção. Acho melhor reformular minha pergunta, pois na anterior não me expressei bem. Tenho um modelo de PLANO DE CONTAS INDUSTRIAL que além dos grupos de contas tradicionais, possui também os seguintes grupos (nas contas de resultado): ATIVO PASSIVO CUSTOS DE PRODUÇÃO DESPESAS RECEITAS CONTAS DE APURAÇÃO A minha dúvida é a seguinte: Como trata-se de INDÚSTRIA, os custos de produção devem ser contabilizados de que forma? Por acaso devo lançar os débitos relacionados com os gastos de industrialização no grupo CUSTOS DE PRODUÇÃO (CONTAS DE RESULTADOS) e depois no ATIVO (PRODUTOS ELABORADOS) e no momento da venda Transferir os valores dos custos da conta PRODUTOS ELABORADOS (ATIVO) para as CONTAS DE APURAÇÃO. E a conta chamada PRODUTOS EM ELABORAÇÃO (ATIVO) onde entra nesta história? Ou será que os custo de produção são lançados no ATIVO (PRODUTOS EM ELABORAÇÃO) e só depois para as CONTAS DE APURAÇÃO? Aproveitando a pergunta qual é o procedimento em relação a empresa comercial? Grato. Augusto.

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página