Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 18/08/2025: Perguntas: 65.712 | Respostas: 69.122

PERGUNTA: CREDITO ICMS - VENDA DE MADEIRA

  • Pergunta n° 39977, postada em 14/5/2014, às 12:00

    Autor(a): *** (Brasília - DF)

    Meu cliente realizou uma compra de uma floresta em pé de 66.000 m³ de madeira onde na realidade não existe esse total de madeira na área devido a erros no inventário. O problema seria o caso da receita achar que ele estaria sonegando imposto visto que da origem de uma compra de 66.000 m³ apenas emitiu nota de metade desse volume por exemplo. Outro problema com esse contrato é o caso da forma de pagamento que esta vinculado em parcelas fixas e não proporcional a minha retirada de madeira. Nos últimos 5 meses as minhas parcelas vão gerar mais credito de ICMS que o a minha venda e retirada do material vai gerar. Fico em uma situação onde tenho medo de involuntariamente esta cometendo uma fraude ao fisco gerando créditos de um produto que ainda não saiu do local. Fico na duvida se forma a correta pagamento seria baseada apenas no volume retirado mensal com preço fixo por metro cubico de madeira de forma que o estoque da empresa fosse real e a geração de créditos também. Vale ressaltar que o entendimento da procuradoria do GDF é que a madeira em Pé e um bem móvel devido a destinação da madeira .A floresta foi comprada de uma empresa de economia mista por meio de VENDA DIRETA (dispensa de licitação) e o objetivo desse questionamento e realizar um aditivo contratual para regularizar as questões fiscais do contrato. Agradeço sua atenção.

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página