Canais
Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).
Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.
Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.
Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)
PERGUNTA: PREVIDENCIA SOCIAL - PROCESSO TRABALHISTA - ACORDO
-
Pergunta n° 3163, postada em 9/8/2004, às 22:01
Autor(a): *** (Cerro Largo - RS)
Boa noite Ruffino ! Tenho a seguinte dúvida e questionamneto a respeito de cálculo da previdência social, em acordos em processo trabalhista. Efetuei os cálculos para a reclamada, todavia, a reclamante questionou do mesmo. Todo o cálculo foi efetuado em consonância com a IN 100 e a IN 108 que remeteu a metodologia de cálculo estipulado pela OS 66 da previdência social. O caso é o seguinte: Os pagamentos são efetuados de forma parcelada, ou seja, a primeira foi em 06/06/2004 a segunda em 06/07/04 e a última em 06/08/2004. Os valores são remuneratórios. Não há discriminação na ata de audiência do perído a que se refere os pagamentos acordados em ata. Assim, questiono: I - O primeiro pagamento será de acordo com a IN 100, ou seja, para efetuar o cálculo da previdência social, parte reclamante, será efetuado um rateio do período pedido na incial do processo pela reclamante ? Ia - Após será adicionado com o salário da época, e apurado, através da alíquota na época da previdência social e, então, o valor encontrado, será abatido do recolhido pela empresa, na época de pretação do serviço pela reclmanate ? II - O segundo e o terceiro pagamento, serão efetuados de acordo com a IN 108, que remeteu a metodologia de cálculo estipulada pela os 66. Não havendo discriminação das parcelas mes a mes, será efetuado o cálculo da parte do reclamante, aplicando a alíquota correspondente ao pagamento. Como exemplo, tomamos um pagamento de R$ 1.600,00 em julho de 2004. Será aplicado, e descontado do reclamante, 11% (cfe tabela da previdência social). III - Como a empresa não tinha "tempo hábil " para efetuar os cálculos, na primeira e segunda parcelas, da parte do reclamante, decidiu efetuar so cálculos e abater somente na última (terceria) parcela de pagamento. Há algum problema jurídico, se na ata de audiência não há nenhuma menção pelo juiz de que os descontos deverão ser feitos na 1ª, 2ª ou 3ª parcela ? Obrigado pela atenção forte abraço e boa noite ou ida de trabalho PS : Desculpe pela extensa pergunta.
Acesso restrito para assinantes
O site ContadorPerito.Com tem áreas de acesso restrito a assinantes ativos. Para continuar sua navegação, é necessário preencher os campos de login e senha abaixo.
Se você ainda não é assinante, clique aqui e assine.
Em caso de dúvidas acesse a Central de Atendimento. Clique aqui.
*Não trabalhamos com acesso experimental.
Atenção!
Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.