Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 08/08/2025: Perguntas: 65.687 | Respostas: 69.094

PERGUNTA: PENALIDADES

  • Pergunta n° 29367, postada em 9/2/2011, às 14:25

    Autor(a): *** (São José Dos Campos - SP)

    Prezados, bom dia! Somos uma transportadora de cargas localizada no Estado de São Paulo. Fomos contratados por uma empresa do ramo aeronáutico para retirar suas mercadorias no Porto de Santos/SP e entregar em sua matriz e filiais, todas localizadas dentro do Estado de São Paulo. Este nosso cliente goza de um regime especial onde a Nota Fiscal de entrada desta importação será emitida apenas no momento em que as mercadorias chegarem em seu destino. Desta forma, o documento fiscal que acompanha a mercadoria durante o percurso é a DI. O processo deveria ocorrer da seguinte forma: Todas as mercadorias chegam no Porto de Santos/SP em 3 DI´s. Nossa empresa emite os CTRC´s para cada destino, pois parte das mercadorias é destinada para matriz e outra para as filiais,conforme mencionado nas DI´s ,sendo uma em Botucatu, outra em São José dos Campos e outra em Taubaté. Nossa empresa, deveria enviar 3 caminhões para o Porto de Santos, onde após receber a mercadoria, cada caminhão deveria seguir diretamente para o destino especificado na DI. O problema é que, hoje, nossa empresa envia apenas um caminhão que vai até o Porto de Santos/SP, retira todas as mercadorias e as leva até a filial de nosso cliente em Taubaté. Nesta filial, são deixadas as mercadorias pertinentes e esta , e é neste momento que nosso cliente, emite a Nota Fiscal de entrada desta mercadoria que ficará neste estabelecimento. O caminhão segue para o Botucatu, onde é realizado o mesmo procedimento e depois para São José dos Campos. Ao seguir o procedimento acima, nossa empresa, não está cumprindo o trajeto conforme mencionado na DI e respectivamente nos CTRC´s. Gostaria de saber que tipo de sanção poderemos sofrer caso sejamos parados em uma fiscalização no meio do trajeto e o fiscal constatar que o percurso não é conforme a DI? Nosso cliente, poderá sofrer algum tipo de sanção e vir a perder seu regime especial adquirido em virtude do processo ser realiazado da forma mencionada acima? Aguardo retorno. Minoica

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página