Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 10/08/2025: Perguntas: 65.687 | Respostas: 69.094

PERGUNTA: VEÍCULOS USADOS OPERAÇÕES DE CONSIGNAÇÃO MERCANTIL

  • Pergunta n° 28235, postada em 8/11/2010, às 14:12

    Autor(a): *** (Resende - RJ)

    Prezados, Em primeiro lugar quero agradecer e parabenizar a equipe pelo excelente trabalho "VEÍCULOS USADOS. OPERAÇÕES DE CONSIGNAÇÃO MERCANTIL " publicado em 01/11/2010. Entendí que num primeiro momento o veículo é deixado em consignação e em se concretizando a venda, emite-se a nf de devolução simbólica ao proprietário do veículo, formaliza-se a compra para posteriormente fazer a venda. Ficou bem claro que é uma atividade sujeita ao ICMS e não ao ISS. A empresa para a qual prestamos serviços aqui no escritório fez consulta à Receita Federal para possível enquadramento no Simples Nacional e tributação apenas do lucro na venda. A resposta foi positiva mas, com recolhimento do Simples Nacional pelo Anexo III. Esta solução de consulta tem sido uma constante e vocês mesmo já emitiram opinião a respeito do assunto apontando a falha na interpretação tributária pelos consultores da RFB. Meu questionamento é: Posso recolher o SN pelo anexo I mesmo tendo uma solução de consulta orientando para recolher no anexo III? Recolhendo pelo anexo I, descaracterizo o entendimento da RF e fico impedida de tributar apenas o lucro e teria que tributar a receita bruta da venda? Na contabilidade vou ter no final do mês um saldo de venda de mercadorias no valor por exemplo de R$450.000,00 e a base de cálculo do imposto que é o meu lucro não estará demonstrada em nenhuma conta. Que lançamento deveria fazer para que a base de cálculo do SN ficasse demonstrada na contabilidade mês a mês? Desde já agradeço pelas excelentes contribuições prestadas a todos os assinantes e principalmente à classe contábil. Marcia

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página