Canais
Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).
Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.
Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.
Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)
PERGUNTA: EXCLUSÃO DO SIMPLES
-
Pergunta n° 2822, postada em 3/6/2004, às 17:34
Autor(a): *** (Manaus - AM)
Boa tarde, Gostaria de recorrer a essa conceituada equipe para posicionamento de seus cohecimentos a respeito ao assunto abaixo. Uma sociedade foi constituida para explorar o ramos de restaurante. Suas atividades iniciaram em junho/2001. Em junho de 2002 a sociedade montou uma microcervejaria (dentro do próprio restaurante) para preparo de chopp e atendimento a cientes internos. Toda produção dessa bebida era exclusivamente para ser consumida pelos seus clientes, no recinto do restaurante, a exemplo de suco de frutas, almoça, jantar, lanches, etc. Nesse mesmo mes (06/2002) a sociedade mudou o objeto social (CNAE) de restaurante para fabricação de cerveja, chopp; restaurante; exploração de sala de espetáculos. Em Setembro de 2003 a SRF, expediu um Ato Declaratório Exectivo de Exclusão d SIPLES, retroagindo a junho/2002. A sociedade recorrer e solicitou a revisão da esclusão do simples, apresentando suas razões, argumentando que o preparo da bebida era exlusivamente para seus clientes que frequentavam o restaurante e consumiam como complemento de suas refeições e nas apresentaçòes de espetáculos. O mérito da questão ainda não foi julgada. Agora em maio/2004 preparei a PJSI2004 - Simples e ao transmitir a declaração anual simplificada de 2004 houve rejeição da mesma, na qual constava a seguinte mensagem "O CNPJ do declarante não consta como optante do SIMPLES, ou que compareça a uma Unidade da SRF". Em janeiro de 2004 a sociedade passou a fazer pagamentos de seus resultados como Lucro Real. O meu questionamento é o seguinte: Como fica a declaraçào de rendimentos da sociedade, relativo aos exercicios de 2002 e 2003? A declaração de 2002 entregue em 2003 foi entregue dentro do prazo. Face a sua exclusão, devo fazer uma nova declaração para o ano de 2003? E o SIMPLES de 2002 e 2003 que foram pagos, devo solicitar o REDARF para o presumido ou o real se a SRF mantiver o ato da exclusão do Simples? Aguardo seus pontos de vistas.
Acesso restrito para assinantes
O site ContadorPerito.Com tem áreas de acesso restrito a assinantes ativos. Para continuar sua navegação, é necessário preencher os campos de login e senha abaixo.
Se você ainda não é assinante, clique aqui e assine.
Em caso de dúvidas acesse a Central de Atendimento. Clique aqui.
*Não trabalhamos com acesso experimental.
Atenção!
Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.