Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 05/05/2025: Perguntas: 65.225 | Respostas: 68.616

PERGUNTA: REVISAO BANCARIA

  • Pergunta n° 27183, postada em 24/8/2010, às 10:22

    Autor(a): *** (Luiziana - PR)

    Caro professor, bom dia. Estou na minha primeira perícia, ainda me constam muitas dúvidas, em especial ao saber diferenciar se minha resposta está entrando no mérito da questão ou não. Veja por favor este quesito: 2 - Apurar mensalmente a diferença dos juros debitados pelo banco (taxa e capitalização) em relação aos juros simples a razão de 12% ao ano, com e sem exclusão dos lançamentos apurados como indevidos na presente perícia, tendo em vista que os referidos débitos influenciam a formação do saldo devedor no período? RESPOSTA: Vamos responder a este quesito em partes, seguindo a ordem dos assuntos perquiridos. 1- Diferença dos juros em relação a juros simples com os lançamentos indevidos: A Diferença está evidenciada no Anexo IX – Quadro Demonstrativo da Diferença de Juros Capitalizados em relação aos Juros Simples – Com Lançamentos Indevidos, no qual constatamos o valor de R$ 34.730,22 (Trinta e Quatro mil, Setecentos e trinta reais, vinte e dois centavos). 2- Diferença dos juros em relação a juros simples sem os lançamentos indevidos: Está demonstrado no Anexo X – Quadro Demonstrativo da Diferença de Juros Capitalizados em relação aos Juros Simples – Sem Lançamentos Indevidos, onde apuramos o valor de R$ 34.783,79 (Trinta e quatro mil, setecentos e oitenta e três reais, setenta e nove centavos). Como vê no quesito é pedido especificamente para fazer a diferença do juros, fato que fiz em minhas planilhas e cheguei a diferença para a maior pelo requerente. Minha dúvida se a resposta da forma como fiz, não parece que estou afirmando que o auto tem direito a esse recebimento? Não teria que acrescentar algo como "sem entrar no mérito, apenas respondendo à parte" por exemplo. Desde já muito grato.

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página