Canais
Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).
Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.
Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.
Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)
PERGUNTA: SIMPLES NACIONAL
-
Pergunta n° 21730, postada em 30/7/2009, às 15:05
Autor(a): *** (São Paulo - SP)
Dr. Rufino, boa tarde, Deus seja Contigo. Preciso de help, mas antes, tenho que expor a situação da empresa. Empresa (Empresário) prestadora de serviços optante pelo simples nacional desde sua abertura:2008. Objeto social:serviços de mixagem sonora em produção audiovisual,filmes e videos de pós produção cinematográfica,envolvendo finalização de filmes,audio e vídeos.Atividades de exibição cinnematográfica,envolvendo projeção de filmes e vídeos. CNAE Principal: 59-13-8-00 CNAES Secundários: 59.12.0-02 – 59.12.0-99 – 59.14.6-00 Notas fiscal emitidas – com alíquota do Simples Nacional de – 6% - até 120.000,00 Nesse mês de JULHO/09 o empresário (Pessoa Física) participou do premio de dança Clauss Viana com uma equipe. A equipe foi contemplada com o prêmio Clauss Viana de dança no valor de R$ 80.000,00. A FUNARTE pediu um recibo do empresário – com o CNPJ,no valor acima (R$ 80.000,00), que foi totalmente depositado em nome do empresário - conta de pessoa física. No entanto esse prêmio será dividido para todos os componentes da equipe. Pergunta-se: esse recibo não deveria ser substituído por um recibo de pessoa física? Se a FUNARTE exige Recibo e não nota fiscal de serviços, esse valor será tributado como? Qual a tributação que incide sobre esse valor? Ou será um valor isento de tributação? Como vou lançar esse valor no faturamento para emissao do DAS? Considerando que os bancos devem informar, semestralmente, a Receita Federal depósitos acima de 5.000,00 e 10.000,00 para pessoa física e juridica respectivamente, então logo a SRF ficará ciente desse depósito na conta do contribuinte. Como ficará a declaração de IR desse contribuinte já que o valor não é todo dele? Quais as providências que deverão ser tomadas para solucionar esse caso? Aguardo instruções, e antecipadamente agradeço a sua atenção. Obrigada, Dirce
Acesso restrito para assinantes
O site ContadorPerito.Com tem áreas de acesso restrito a assinantes ativos. Para continuar sua navegação, é necessário preencher os campos de login e senha abaixo.
Se você ainda não é assinante, clique aqui e assine.
Em caso de dúvidas acesse a Central de Atendimento. Clique aqui.
*Não trabalhamos com acesso experimental.
Atenção!
Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.