Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 06/05/2025: Perguntas: 65.225 | Respostas: 68.616

PERGUNTA: A ESCOLHA DO CNAE E SUAS CONSEQÜÊNCIAS.

  • Pergunta n° 15677, postada em 28/5/2008, às 20:36

    Autor(a): *** (Niteroi - RJ)

    Minha dúvida é em relação a escolha do cnae e suas conseqüências em relação a carga tributária aplicada em função desta escolha. Algumas atividade exercidas não deixam margem para dúvidas em relação a escolha do cnae correto. O que quero dizer é que, por exemplo, se a empresa cria gado o cnae estará na classe 0151-2 sem dúvidas. Entretanto, para outras atividades a atividade exercida deixa margem para escolha de diversos cnae diferentes e pelo que entendi, principalmente dentro do simples nacional isso poderá trazer diferenças significativas no custo dos impostos(para empresas de serviço). No meu caso a empresa prestará serviço para outras empresas, e o serviço prestado consiste em atender os clientes (usuários de softwares) desde o momento da pré venda, a venda efetivamente, cadastramento, auxilio na utilização dos programas, etc... seja o atendimento por email, chat ou telefone. Adicionalmente poderão ser prestados outros serviços para estas empresas como pesquisas na internet, organização de dados, digitação, etc... Acredito que, no mínimo, os cnae abaixo poderiam se adequar à este cenário: 8220-2/00 8299-7/99 8211-3/00 6209-1/00 Para finalizar (desculpe pelo tamanho da pergunta) minhas questões são: - Qual o melhor (leia-se mais vantajoso) cnae a ser escolhido neste caso? - Qual a diferença na carga tributária e "trabalheiras" acessórias entre os cnae acima (considerando dentro do simples nacional)? - Que tipo de problemas poderiam ocorrer em virtude de uma escolha não exata de um cnae, considerando uma atividade onde a escolha não é tão óbvia? - Quem(e quando) fiscaliza se a empresa está exercendo exatamente e exclusivamente as atividades previstas em seu cnae(s) cadastrado(s)? Desde já agradeço muito pela atenção.

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página