Canais
Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).
Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.
Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.
Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)
PERGUNTA: CONTABILIZAÇÃO DE CONVENIO
-
Pergunta n° 156, postada em 4/2/2003, às 22:21
Autor(a): *** (Goiania - GO)
Caros Colegas, Gostaria de contar com a opiniao e/ou orientação dos Srs. no seguinte caso: Um cooperativa agropecuaria firmou um convenio com uma ONG, para implantar uma unidade de processamento de embalagens de produtos quimicos usados na agricultura. Fazem parte do convenio 10 empresas revendedoras de produtos quimicos, mas a administração desta unidade ficou a cargo da cooperativa (em funçao do porte maior). No convenio foi acertado que as despesas c/ implantação da infra-estrutura (galpoes/maquinas/escritorio) ficava a cargo da ONG, mas a operacionalização por conta da cooperativa, apos a implantação da infra-estrutura, os conveniados (cooperativa + 10 empresas) arcarão c/ custos de manutencao (funcionarios/energia/telefone/agua) rateados na proporçao definida no convenio de acordo c/ porte de cada conveniado (10% p/ X; 15% p/ Y ... etc.). Como a administração da unidade ficou a cargo da cooperativa, no final de cada mes ha uma reuniao entre os conveniados e a cooperativa (administradora do convenio) apresenta a planilha de custos do mes e faz o rateio conforme definido no convenio. Bom agora contabilmente falando vamos ao que sobra p/ o contador: 1-Repasse da ONG p/ implantação da infra-estrutura D-Banco C-Convenio-X (passivo) 2-Gastos c/ construção dos galpoes D-Contruções em andamento (imobilizado) C-Caixa/Banco 3- Termino da Construção dos galpoes D-Edificações do convenio-X C-Construçoes em andamento 4-Compra de maquinas industriais D-Mquinas/Equip convenio-X C-Caixa/banco 5- Depreciacao do imobilizado do convenio D-Desp. Depreciaçao (Grupo - Despesas c/ covenio-X) C-Depreciação imobilizado convenio-X 6-Despesas c/ manutençao da unidade industrial D-Despesas diversas (Grupo - Despesas c/ convenio-X) C-Caixa/banco 7-Rateio das despesas de manutenção D-Credito a receber (Repasse convenio-X) C-(-)Rateio despesas convenio-X (conta redutoria Desp.c/ convenio-x) 8-Recebimento rateio custos convenio D-Caixa/banco C-Credito a receber (Repasse convenio-X). Em resumo os investimentos feitos com os recursos repassados estao no imobilizado da cooperativa, mas a ela nao pertence, e isto esta registrado nao passivo da mesma. Caso este convenio seja encerrado ou transferido p/ outra empresa faz-se a baixa dos investimentos (imobilizado) c/ a baixa da obrigação (passivo) Obrigado.
Acesso restrito para assinantes
O site ContadorPerito.Com tem áreas de acesso restrito a assinantes ativos. Para continuar sua navegação, é necessário preencher os campos de login e senha abaixo.
Se você ainda não é assinante, clique aqui e assine.
Em caso de dúvidas acesse a Central de Atendimento. Clique aqui.
*Não trabalhamos com acesso experimental.
Atenção!
Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.