Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 09/05/2025: Perguntas: 65.240 | Respostas: 68.637

PERGUNTA: VENDA DE MOTOS POR COMERCIANTE

  • Pergunta n° 14349, postada em 21/2/2008, às 22:36

    Autor(a): *** (Fraiburgo - SC)

    Boa Noite Pelo descrito na solução de consulta abaixo, posso deduzir que o comerciante atacadista de Motocicletas NOVAS, tributado pelo lucro presumido poderá tributar a ZERO a venda dessas motos, eh este mesmo o assunto que esta descrito abaixo, e apartir de quando? MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 82 de 22 de Fevereiro de 2007 ------ ASSUNTO: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins EMENTA: REVENDA DE MOTOCILETAS E AUTO-PEÇAS. SUBSTITUIÇÃO E ALÍQUOTA ZERO. EXCLUSÃO DA BASE DE CÁLCULO. CUMULATIVIDADE. Está excluída da base de cálculo da COFINS, a receita de vendas de motocicletas da posição NCM 87.11, realizada por comerciante varej ista na condição de contribuinte substituído, independentemente de o comerciante estar sujeito à sistemática cumulativa ou não-cumulativa. Está sujeita à al íquota zero e, portanto, excluída da base de cálculo da COFINS, a receita de vendas das autopeças constantes nos Anexos I e II da Lei nº 10.485/2002 e de pneus novos e câmaras de ar, realizada por comerciante atacadista ou varejista, mesmo que a pessoa j urídica esteja sujeita à sistemática cumulativa, e desde que os produtos tenham sido adquiridos no mercado interno.

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página