Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.

Não obstante adotarmos a marca ContadorPerito.Com®, observe que não prestamos serviços na área de perícia contábil.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 06/05/2025: Perguntas: 65.225 | Respostas: 68.616

PERGUNTA: ANTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS

  • Pergunta n° 106, postada em 17/1/2003, às 19:14

    Autor(a): *** (Resende Costa - MG)

    Caros senhores, Uma entidade sem fins lucrativos, recebe subvenções de prefeituras e outras entidades s.f. lucrativos, ela convida especialistas(os quais paga) e ministra cursos empreendedores que tenha matriculado por exemplo 30 participantes. Se matricula 30 participantes ela recebe uma doação de 300,00 reais. Esta entidade tem um funcionário não registrado que faz os contatos e recebe das prefeituras, logicamente tem gastos com combustível, hotel, telefone e outras despesas. 1)Como classificar tal doação na contabilidade, e isto não geraria algum imposto? 2) E o especialista que ministra o curso, quando do seu pagamento, de que forma fazê-lo e quais impostos ou encargos, se houver? 3) O funcionário que viaja, qual seria a forma correta de registrar contabilizando suas despesas, uma que não posso nem pensar em incorporá-las ao salário do mesmo pois não tem caixa para tal? Mais uma vez, obrigado. Antônio Neto

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página