Canais
GFIP / SEFIP – Novos Aplicativo e Manual, com vigência a partir de 01/01/2020
Conforme já divulgado, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 1.922/2020, aprovando o novo aplicativo SEFIP 8.4 de 16/01/2020 e o Manual da GFIP para SEFIP 8.4 - 16/01/2020, com vigência a partir de 01/01/2020.
A norma também aprova a nova versão do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social.
O novo sistema já está atualizado com as alterações incluídas pelas mudanças na legislação previdenciária, em especial as trazidas pela Medida Provisória nº 905, que instituiu o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, e pela Lei nº 13.467/2017, que instituiu o contrato de trabalho intermitente.
Sobre as atualizações do sistema SEFIP e do Manual GFIP a Receita Federal divulgou o seguinte comunicado (clique aqui):
Está disponibilizada no site da Previdência Social a versão 8.0 do SEFIP, que traz mudanças significativas em todo o processo da GFIP, desde o preenchimento, entrega e principalmente na forma como a Previdência utiliza e processa estas informações.
Este novo modelo da GFIP traz ganhos expressivos para a Previdência e principalmente para os contribuintes.
Dentre as melhorias podemos citar que:
1. A GFIP passará a ter natureza única, isto é, apenas declaratória para a Previdência.
2. Eliminação dos códigos declaratórios, passando a ser incorporados aos atuais códigos de recolhimento.
3. Para a Previdência, deixa de existir a GFIP complementar. Cada nova GFIP entregue passa a ser considerada como retificadora, substituindo integralmente a GFIP anterior.
4. Ressalvadas algumas exceções previstas na legislação, não será possível apenas recolher para o FGTS, sem declarar à Previdência. Continuará existindo a vinculação do FGTS à Previdência.
5. Não haverá mais retificação em meio papel para a Previdência.
6. Separação da GFIP de competência 13 da GFIP de competência 12.
7. A retificação será feita automaticamente quando entregue uma nova GFIP, valendo, para qualquer competência, inclusive para as competências anteriores à implementação da GFIP Única e para as competências em que a empresa entregou mais de uma GFIP.
8. GFIP Única: Para um CNPJ/CEI, numa competência, teremos somente uma GFIP válida, (ressalvadas as exceções legais) associada ao conceito de CHAVE desenvolvido pela Previdência Social.
Algumas vantagens do novo modelo de processamento da GFIP:
1. Eliminação dos erros de processamento decorrentes de defeitos e perda do disquete
2. Maior rapidez no acesso da Previdência à informação
3. As informações da GFIP estarão na CAIXA e na Previdência automaticamente, em poucos dias depois da entrega.
4. Processo mais seguro porque utiliza o conceito de certificação digital
5. Garantia da validação da GFIP no momento da entrega da GFIP
6. A retificação eletrônica, com o processamento da GFIP retificadora, e não mais com os formulários em meio papel, garantirá rapidez ao processo e a certeza de que a retificação será efetivada, pois não haverá necessidade de criação de rotinas nem na CAIXA e nem na Dataprev.
Clique aqui para baixar o Manual da GFIP para SEFIP 8.4 - 16/01/2020.
Clique aqui para baixar o aplicativo SEFIP 8.4 de 16/01/2020 - Plataforma Gráfica - atualizado para atendimento aos dispostos na MP nº 905, de 11/11/2019, em especial, para atendimento ao Contrato de Trabalho Verde e Amarelo Vigência a partir de 01/01/2020.
Atenção!
Este texto é reprodução do original ou laborado com base na legislação vigente, portanto, sujeito a alterações posteriores. Recomendamos vigilância na legislação pertinente ou nas publicações editadas no site posteriores a 6/2/2020 às 9h03m.
Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.